Partilha Nossa Página no Facebook Maior diamante do mundo ainda é de Angola ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Maior diamante do mundo ainda é de Angola



Sete diamantes de grandes dimensões foram descobertos este mês na mina angolana do Lulo, onde foi encontrada também uma pedra com 404,2 quilates, a maior de sempre em Angola e cuja venda contribuirá para as contas do Estado.

Sete diamantes de grandes dimensões foram descobertos este mês na mina angolana do Lulo, onde foi encontrada também uma pedra com 404,2 quilates, a maior de sempre em Angola e cuja venda contribuirá para as contas do Estado.

A informação foi hoje avançada em Luanda pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), Carlos Sumbula, que considerou a descoberta histórica, por se tratar também do 27.º maior diamante do mundo.

Segundo Carlos Sumbula, foram ainda encontradas na mina do Lulo, na província da Lunda Norte, diamantes com 120,37 a 82,60 quilates, mas também de 56,30 e 33,95 quilates. A menor destas grandes descobertas, neste período, foi de 29,28 quilates.

Carlos Sumbula disse que o Governo angolano leva a cabo desde 2010 uma pesquisa para determinar a origem dos diamantes aluviais existentes no país e que a descoberta deste diamante de 404,2 quilates servirá, através das suas especificações e qualidades, de guião para a identificação do seu kimberlito (filão de rocha que contém diamantes).

“Estamos satisfeitos porque na descoberta dessa pedra já contamos com uma empresa privada angolana”, disse Carlos Sumbula.

O projeto Lulo, localizado no município de Capenda Camulemba, ladeado pelos projetos Cacuilo e Capenda, é uma sociedade constituída por uma parceria entre a Endiama (32%), a Rosa e Pétalas (28%) e Lucapa Diamond (40%), empresa australiana que é operadora da mina.

O valor comercial do maior diamante angolano descoberto até agora já foi estimado em 18 milhões de euros, mas Carlos Sumbula disse que ainda está a ser avaliado no mercado, salientando que se trata de uma pedra fora da escala normal da atividade da empresa.

Acrescentou que a Endiama e o Ministério da Geologia e Minas estão a analisar de que forma o valor da venda poderá reverter diretamente para o Orçamento Geral do Estado.

“Ou seja, a parte que vai caber à Endiama, nós não vamos reinvesti-la no Lulo, mas sim vamos encaminhá-la diretamente para o Orçamento Geral do Estado”, explicou.

Depois do petróleo – cujas receitas caíram para menos de metade em 2015 devido à crise da cotação do barril de crude -, os diamantes são o segundo produto de exportação de Angola.

Tag: Maior diamnte angolano do mundo, maior diamante angola
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES