A exposição individual de pintura da artista angolana Grácia Ferreira intitulada “Nguimbi” (Na Banda) é inaugurada hoje, pelas 19 horas, no Espaço Luanda Arte (ELA), situado no prémio da De Beers, em Luanda.
A artista plástica apresenta nesta exposição um conjunto de 15 quadros de pintura sobre tela, sendo uma dupla obra em apenas uma pantalha, que retratam várias aspectos da cultura nacional e do quotidiano angolano. Nascida na província de Luanda em 1973, a artista Grácia Ferreira concluiu o ensino médio em artes plásticas defendendo o trabalho final de escultura com o tema Diferença Conceptual entre Estatueta e Estátua.
Mais tarde, integrou o grupo Os Nacionalistas com o objectivo de promover a arte popular angolana, debatendo temas como memória e identidade. Como artista plástica, Grácia Ferreira tem participado em exposições individuais e colectivas, em Portugal, Cabo Verde, Angola e Cuba.
Entre 1998 e 2001, foi professora de Educação Visual e Arte Plástica. Em 1998, recebeu uma Menção Honrosa na ENSARTE, e em 2000 recebeu o Prémio Juventude de Escultura ENSARTE. Em 2014, realizou a exposição individual Retrospectiva do In-maginário II na Galeria Tamar Golan, em Luanda. Em 2015, fez parte do Projecto-Livro A Face da Arte Angolana Contemporânea - 40 Anos de Independência, 40 Obras de 20 Artistas da Fundação Arte e Cultura e Adriano Maia Internacional, Lda. Em 2016, expôs na exposição colectiva Re-Encontros no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda. Esta é a primeira colaboração da artista com o Espaço Luanda Arte (ELA).
Tag: Exposição de artes Luanda, Luanda arte exposição, Instituto Camões Angola, Centro Anibal de Melo Luanda, Xa de Caxinde Luanda Angola, angola artistas plasticos, pintores e esculturas e escultores angola, angola esculturas no benfica museus de angola 2106. MUseu de antropologia, praça do artesanato Luanda benfica.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...