Partilha Nossa Página no Facebook JURISTA ANGOLANO ELEITO PROCURADOR NA FILADÉLFIA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

JURISTA ANGOLANO ELEITO PROCURADOR NA FILADÉLFIA




AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 29 Dezembro 2015:
Fonte Club k:

Sozi P. Tulanteum emigrante angolano radicado há mais de três décadas nos Estados Unidos da América (EUA), foi indicado, no passado dia 14 de Dezembro, como Procurador da cidade de Filadélfia, estado de Pensilvânia


A indicação deste jurista partiu de  uma proposta do perfeito eleito de Filadélfia, Jim Kenney devendo ser formalmente confirmado pelo conselho da câmara municipal (constituída por oito membros) desta cidade, em Janeiro de 2016. Todos os membros desta câmara manifestaram já o seu apoio ao Procurador indicado.

Sozi P. Tulante cuja nomeação está a ser destaque nos jornais de Pensilvânia, é um advogado formado pela prestigiada  Universidade de Harvard. Chegou aos EUA, com o estatuto de refugiado político   quanto tinha   8 anos de idade .



A parte   da sua vida pessoal que os jornais de Pensilvânia tem destacado ultimamente está relacionada    com o percurso do seu Manuel Tulombo Sozinho, falecido no ano passado.

Manuel T. Sozinho foi um antigo combatente da guerrilha da FNLA que durante a vigência do governo de transação (saído dos acordos de alvor entre o governo Português e os três movimentos de libertação) se tornou no primeiro comandante da Marinha de Guerra angolana.

Após o fracasso dos acordos de Alvor que resultou na expulsão dos outros movimentos (FNLA e UNITA) por parte do MPLA, o pai do novo procurador refugiou-se para o Zaire, que é hoje a República Democrática do Congo.

Neste país, Manuel T. Sozinho foi detido em 1982, pelo regime de Mobuto  tendo sido posto em liberdade, um ano após,  uma crescente pressão das Nações Unidas.


Logo após a sua libertação, a família recebeu asilo político nos Estados Unidos,  colocado na Filadélfia. Aqui, o pai do novo procurador trabalhou como taxista e ajudou a fundar uma associação ligada a comunidade angolana no estado da Pensilvânia de que foi líder e bastante respeitado entre os  imigrantes africanos.

Quando faleceu, o jornal “Philly” dedicou-lhe uma pagina, com o título “Manuel Sozinho, 71 anos idade, o revolucionário angolano”. O artigo abordava a trajectória deste guerrilheiro nascido em Mbanza Congo que no final da sua carreira abriu uma firma de taxi, em Filadélfia,  na maior cidade do estado de Pensilvânia.

Tag: Angolano Jurista eleito Procurador nod EUA, Philadelphia, Filadelfia. Angolano Procurador nos EUA. Sozi P. Tulante Biography Biografia.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

DIVULGA-TE AQUI...

DIVULGA-TE AQUI...

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES