Partilha Nossa Página no Facebook ANGOLA: JULGAMENTOS DOS ACTIVISTAS MARCADO POR INJUSTIÇA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ANGOLA: JULGAMENTOS DOS ACTIVISTAS MARCADO POR INJUSTIÇA



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 17 Novembro 2015:

Os 17 ativistas, incluindo Luaty Beirão, estão a ser julgados em Luanda.

A polícia angolana carregou hoje sob alguns manifestantes que se concentraram à porta do tribunal de Benfica, nos arredores de Luanda, defendendo a libertação dos ativistas que hoje começaram a ser julgados, desacatos que provocaram pelo menos um ferido.

O incidente deu-se cerca das 10:00 (09:00 em Lisboa), à porta do tribunal, quando os manifestantes gritavam e empunhavam cartazes com apelos de "liberdade já" para os ativistas acusados de atos preparatórios para uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano.

Um dos manifestantes foi ferido na intervenção da polícia a cavalo e teve de ser retirado do local, para ser assistido.

Em simultâneo, realizava-se no local uma outra manifestação, com os integrantes a gritarem palavras de ordem como "justiça sim, sem pressão" e "Portugal tira o pé de Angola", retomando as críticas das autoridades angolanas à alegada "ingerência externa" neste caso.

A polícia angolana mobilizou um forte dispositivo para o local, incluindo unidades de intervenção rápida.

Este processo é visto internacionalmente como um teste à separação de poderes e ao exercício de direitos como a liberdade de expressão e reunião em Angola.

Esse foi precisamente o argumento utilizado na primeira intervenção no julgamento pelos advogados de defesa, depois de lida a acusação do Ministério Público e o despacho de pronúncia.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES