Partilha Nossa Página no Facebook TPP: EUA, JAPÃO E MAIS 8 PAÍSES SELAM ACORDO COMERCIAL HISTÓRICO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 6 de outubro de 2015

TPP: EUA, JAPÃO E MAIS 8 PAÍSES SELAM ACORDO COMERCIAL HISTÓRICO



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 06 Outubro 2015:

Pacto irá cortar barreiras e pode criar o maior bloco econômico do mundo.

Tudo poderá mudar: do preço do queijo ao custo de tratamento de câncer.

Ministros do Comércio da região do Oceano Pacífico acertaram o mais profundo acordo de liberalização do comércio em uma geração, que pode resultar no maior bloco econômico da história. O pacto, que deve ser anunciado nesta segunda (5), irá cortar barreiras comerciais e definir padrões comuns a 12 países (veja a relação dos países abaixo).

O objetivo é eliminar tarifas entre esses países para a comercialização de determinados bens e serviços.

Segundo a Reuters, os líderes das nações do Pacífico estão prestes a anunciar o pacto, que pode influenciar desde o preço do queijo ao custo de tratamentos de câncer.

O Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico (TPP, na sigla em inglês) pode afetar 40% da economia global e pode se estabelecer como uma conquista e legado para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, caso seja ratificado pelo Congresso norte-americano. Parlamentares dos outros países da TPP também têm que aprovar o acordo.

Obama disse que o acordo comercial vai "nivelar o campo de jogo" para trabalhadores e empresários norte-americanos, diz a Reuters. Obama chegou a fazer campanha defendendo a TPP. Em um comunicado divulgado nesta segunda, o presidente afirmou que os norte-americanos terão meses para ler o acordo antes que ele se torne lei.

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro Roberto Azevedo, parabenizou os negociadores e ministros dos países envolvidos no acordo. Ele disse que alcançar o pacto dentre "uma variedade de questões difíceis prova que os acordos comerciais podem ser alcançados entre os membros da entidade".

Segundo Azevedo, o TPP vai fazer com que os membros da OMC acelerem o trabalho para que os acordos em negociação sejam alcançados até a 10ª Conferência Ministerial em Nairobi, marcada para acontecer entre 15 e 18 de dezembro.


Já a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, enviou nota à imprensa afimando que o acordo é "muito positivo". "Tenho pedido por uma política de melhoria para evitar um novo crescimento medíocre da economia global, e reacender o comércio é um componente essencial dessa agenda."

Lagarde afirmou que seria necessário revisar todos os detalhes do acordo para fazer uma análise mais abrangente de seus possíveis impactos econômicos, mas disse esperar que o TPP "possa abrir o caminho para uma nova geração de esforços de integração comercial".
"Eu encorajo outros países para renovarem seus esforços para concluir negociações em andamento e a comunidade internacional mais ampla para reacender iniciativas multilaterais de comércio para garantir um sistema de comércio global coeso".


Tag: O Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico (TPP, na sigla em inglês) 

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES