Partilha Nossa Página no Facebook MANISFESTAÇÕES À FAVOR DE ACTIVISTAS ANGOLANOS PROCEGUEM EM PORTUGAL ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

MANISFESTAÇÕES À FAVOR DE ACTIVISTAS ANGOLANOS PROCEGUEM EM PORTUGAL



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 16 Outubro 2015:

Confirmou que Luaty Beirão, que já não se movimenta pelos próprios meios, “ainda está lúcido” e que inclusive escreveu uma carta, à qual a Lusa teve acesso, com procedimentos à família no caso do agravamento do seu estado de saúde ou mesmo a morte.

“Ele é assim, uma pessoa muito convicta, muito vertical, no que toca à defesa dos seus direitos. Nada mais podemos fazer em relação a isso”, acrescentou Mónica Almeida.

Em causa está a situação de um grupo de 17 jovens – duas em liberdade provisória – acusados formalmente, desde 16 de setembro passado, de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano, mas sem que haja uma decisão do tribunal de Luanda sobre a prorrogação da prisão preventiva em que se encontram.

Denunciando que está detido ilegalmente, por se ter esgotado o prazo máximo de 90 dias de prisão preventiva (20 de junho a 20 de setembro) sem nova decisão, Luaty Beirão, também engenheiro de formação, entrou em greve de fome.

A família de Luaty afirma que o ativista – que assina com os heterónimos musicais “Brigadeiro Mata Frakuzx” ou, mais recentemente, “Ikonoklasta” – corre “risco de vida”, face à frágil situação de saúde, sendo, por isso, o foco principal das vigílias que se realizaram na última semana em Luanda e que levaram à intervenção policial para a sua desmobilização.

Luaty Beirão é um dos rostos mais visíveis da contestação ao regime angolano e já chegou a ser preso pela polícia em manifestações de protesto.
É filho de João Beirão, já falecido, que foi fundador e primeiro presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), entre outras funções públicas, sendo descrito por várias fontes como tendo sido sempre muito próximo do Presidente angolano.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES