Partilha Nossa Página no Facebook DESMENTIDA MORTE DE LUATY BEIRÃO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DESMENTIDA MORTE DE LUATY BEIRÃO



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 16 Outubro 2015:

Irmão diz que o ativista luso-angolano, em greve de fome há 25 dias, só voltará a comer "quando for feita justiça"

O ativista e rapper luso-angolano Luaty Beirão, detido desde 20 de junho e em greve de fome há 25 dias, foi transferido para uma clínica esta quinta-feira à tarde para fazer exames médicos, depois de ter tido “uma dormência no rosto” durante duas horas no fim do dia de quarta-feira. A informação surge num “post” publicado, esta quinta-feira, na página oficial do músico, de 33 anos, no Facebook. No mesmo post lê-se que Luaty Beirão “continua fraco”, mas está lúcido. 

Esta informação publicada na rede social, surge no mesmo dia em que a família de Luaty Beirão foi confrontada com informações postas a circular nas ruas de Luanda, em Angola, sobre a alegada morte do ativista. Uma informação que entretanto já foi desmentida tantos por familiares, como pelas autoridades angolanas, noticia o site da rádio Voz da América (VOA), em Luanda. 

Esta não é a primeira vez que tal acontece. Há uma semana, a televisão pública angolana começou a difundir, nos espaços noticiosos, imagens do ativista, na prisão, apresentadas como "exclusivo" e "desmentindo" rumores sobre a morte do Luaty Beirão, que é um dos 15 detidos na capital angolana, acusados de prepararem um golpe de Estado. 

Entretanto o irmão mais novo do ativista, Pedro Coquenaua confirmou à VOA que o estado de saúde de Luaty é grave e que só voltará a comer "quando a justiça for feita". Pedro Coquenaua diz também que o irmão foi levado para a Clínica Girassol, em Luanda, para fazer exames médicos e que continua a ser transportado em cadeira de rodas. 

Por outro lado, o porta-voz da Direção Nacional dos Serviços Prisionais de Angola, Menezes Kassoma, reiterou à VOA que Luaty Beirão está vivo e que apenas teve uma recaída na quarta-feira. 

Na segunda-feira, o ministro português dos Negócios Estrangeiros precisou que Portugal está a acompanhar do “ ponto de vista humanitário” o caso do ativista luso-angolano. Esta quinta-feira, o gabinete de Rui Machete reitera que tem "seguido a situação de Luaty Beirão de perto e desde a primeira hora." 

Em comunicado enviado às redações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros explica que esse acompanhamento tem sido feito de forma mais próxima através da Embaixada de Portugal em Luanda, a nível bilateral e em coordenação com a delegação da União Europeia na capital angolana e com as demais embaixadas dos Estados-membros da União Europeia. 

Neste contexto, na quarta-feira, os embaixadores da União Europeia em Luanda puderam manifestar preocupação pela condição de Luaty Beirão ao Ministro da Justiça de Angola, numa reunião especialmente dedicada ao assunto e na qual participou o Embaixador de Portugal.
“Refira-se que, mesmo antes de esta situação ter assumido contornos mediáticos, já as autoridades portuguesas – designadamente o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros – estavam em contacto com as autoridades angolanas e com familiares dos detidos, a pedido destes”, sublinha o comunicado.

Concentrações e vigílias de apoio aos ativistas detidos em Luanda juntaram na quarta-feira centenas de pessoas em Lisboa e em Coimbra. As manifestações contaram com a presença da secção portuguesa da Amnistia Internacional. A organização de direitos humanos entende que “as detenções e as acusações formuladas pelo Estado angolano contra os 15 ativistas constituem um exemplo chocante do quão longe as autoridades do país estão dispostas a ir para suprimir a dissidência pacífica.”


Tag: Luaty Beirão Morreu, Ikonoklasta moreu, Brigadeiro Mata Frakuss Morreu, Morreu Activista Luaty Beirão, Será que Luaty Beirão activista Morreu.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES