Partilha Nossa Página no Facebook CRISE NAS ESCOLA DE LUANDA: FALTA GIZ E PAPEL ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 17 de outubro de 2015

CRISE NAS ESCOLA DE LUANDA: FALTA GIZ E PAPEL



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 17 Outubro 2015:

Várias escolas em Luanda continuam a atravessar dificuldades ainda motivadas pela situação financeira do país. O Governo não responde, desde Abril deste ano, às ordens de saque e, consequentemente, continua a faltar dinheiro para a aquisição de materiais didácticos, como giz, papel, entre outros. 

O director do Gabinete da Educação de Luanda, André Soma, confirmou que a situação de muitas escolas é “difícil” e acrescentou mesmo que há inclusive “falta de pessoal para garantir a segurança em algumas instituições de ensino”. 

Apesar destes constrangimentos, o responsável máximo da Educação na capital faz um balanço “positivo” do primeiro e segundo trimestres que, respectivamente, tiveram 79 por cento e 78 por cento de aproveitamento. Com dados quantitativos ainda provisórios, o director prevê um balanço, para 2015, na ordem dos 77 por cento, que considera ser “positivo”. Em 2015, 596 funcionários foram desactivados da Educação, 49 dos quais por falecimento e os restantes por reforma ou despedimentos. 
O decréscimo, de acordo com André Soma, resulta da “falta de professores” em muitas salas de aula durante o ano todo, “devido ao concurso público que, apesar de ter sido aprovado, não foi concluído”. 

O ano lectivo de 2016 tem início programado a 29 de Janeiro e vai estar dividido em três trimestres: 1.º trimestre …………….de Fevereiro a 6 de Maio – com duas interrupções para o Carnaval e para a Páscoa 2.º trimestre ……………. 23 de Maio a Agosto 3.º trimestres ………… 29 de Agosto a 16 de Dezembro Mais salas para 2016. Para o próximo ano lectivo, a província de Luanda vai contar com 196 novas salas de aulas, que poderão acolher 24.900 alunos. 

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES