Partilha Nossa Página no Facebook JOVENS ANGOLANOS NO CAMPUS DO REAL MADRID ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

JOVENS ANGOLANOS NO CAMPUS DO REAL MADRID



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 07 Setembro 2015:
DR / JA

Orgulho e satisfação são as primeiras impressões do grupo de jovens futebolistas angolanos, dos 7 aos 17 anos, que participou em Espanha no campo de férias do Real Madrid, entre os dias 24 de Agosto e 7 do corrente mês, numa organização conjunta da agência angolana ON Viagens e a fundação Real Madrid CF.

Os jovens atletas estiveram alojados na pousada Erasmo afecta à Universidade Autónoma de Madrid, onde receberam formação sob orientação de técnicos e profissionais ligados à equipa de Cristiano Ronaldo. Nas diferentes redes sociais na Internet, imagens mostram os angolanos com outras crianças e adolescentes de outros países. O plano de actividades incluiu, ainda, visitas guiadas ao estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e dois dias de excursão aos museus e outros locais turísticos da cidade madrilena. Na ocasião, foi oferecido aos jovens futebolistas um kit de material desportivo de formação completo da Fundação Real Madrid, ao passo que na etapa final os petizes tiveram a oportunidade de estar com alguns jogadores.




Pelo menos 50 crianças, dos sete aos 17 anos, participam de 23 de Agosto a 3 de Setembro na Colónia de Férias do Real Madrid de Espanha, no quadro de uma cooperação entre a agência angolana “ON Viagens” e a Fundação do clube madrileno, soube ontem o Jornal dos Desportos de Óscar Neto, sócio-gerente da agência responsável pelo recrutamento dos talentos angolanos.

Para integrarem o pacote de viagem de férias no luxuoso complexo da Vila Desportiva do Real Madrid, aos jovens futebolistas é cobrada uma taxa de 550 mil kwanzas, pagos em Angola, e de dois mil euros, pagos em Portugal, no caso da presença de crianças que manifestem o interesse em aderir ao projecto, a partir do exterior do país. 

Durante os cerca de 12 dias na cidade de Madrid, os jovens futebolistas ficarão alojados na residência Erasmo da Universidade Autónoma de Madrid, devendo as mesmas serem submetidas a dez dias de formação sob orientação de técnicos profissionais da Fundação Real Madrid. Nessa altura, os petizes cumprirão, de acordo com o programa cedido pela organização, três horas por dia de sessões de coaching. 

O plano de actividades inclui, ainda, visitas guiadas ao estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e dois dias de excursão aos museus e outros locais turísticos da cidade madrilena. Na ocasião, será oferecido aos jovens futebolistas um kit de material desportivo de formação completo da Fundação Real Madrid, ao passo que na etapa final das actividades os petizes terão oportunidade para tirar fotografias com os seus ídolos da equipa treinada por Rafa Benitez, tais como Cristiano Ronaldo, Benzema, Marcelo e, só para citar estes.

PREPARAÇÃO

Do vasto programa de treino dos talentos angolanos há a destacar quatro domínios fundamentais, que serão ministrados por profissionais do clube espanhol altamente qualificados, quer no aspecto desportivo, quer na vertente educativa. Na companhia de  técnicos licenciados e doutorados em Ciências de Educação Física e Desporto os jovens futebolistas serão submetidos a “exercícios técnico-táctico”, com objectivo de permitir que as crianças desenvolvam habilidades de forma dinâmica e equilibrada.

A segunda fase de trabalhos está reservada a ensaios de “preparação fisíco-motora”, para que os miúdos estejam cientes da importância da melhoria da condição física e a influência sobre o seu desempenho e a “educação sobre saúde”, para que estejam conscientes da sua importância na carreira desportiva. 

A finalizar, os técnicos orientam, no plano educativo, a vertente da “educação sobre valores”, através de um método de educação eficaz, afim de serem treinados não apenas como atletas, mas também e acima de tudo como pessoas ou homens do futuro.



CONTRATOS
“Craques” podem 
ficar em Espanha

Óscar Neto assegurou haver fortes probabilidades de os jovens futebolistas angolanos inscritos no programa da Colónia de Férias deste ano, em Espanha, beneficiarem de acordo contratual com o Real Madrid de Espanha, caso as habilidades convença os técnicos do clube espanhol.

“As hipóteses de alguns dos nossos talentos convencerem os treinadores espanhóis são muito altas. Este é um projecto que o Real Madrid direccionou para a África, concretamente para o Ghana, Costa do Marfim, Moçambique e Angola. Penso ser uma oportunidade que se abre para os nossos jovens justificarem qualidade”, disse.

O contacto que as crianças angolanas vão manter com as demais de outros países, segundo ainda Óscar Neto, permitirá aos jovens talentos partilhar a sua cultura, mas também aprender sobre as outras culturas.  

Do conteúdo dos treinos dos angolanos destaca-se exercícios de técnicas e tácticas ofensivas individuais, em que os jovens efectuam habilidades com os dois pés, drible, controlo de bola e remates à baliza.

Nas técnicas defensivas individuais, haverá exercícios de marcação do homem com a bola, desarme, desmarcação, circulação, passe e posse de bola, cruzamentos e abertura de espaço de jogo. Ensaios de estratégia defensiva, cobertura, defesa à zona, alterações de rastreamento para trás e fora de jogo também integra o conteúdo da preparação

Sublinhou que com este tipo de trabalho os jogadores podem evoluir e serem alvo de cobiça.                                                                                                                                      

ORGANIZAÇÃO
“É um presente para Angola”

O sócio-gerente da agência “ON Viagens”, Óscar Neto, fez questão de esclarecer, durante uma conferência de imprensa realizada para o efeito, que a Fundação Real Madrid, no âmbito do seu projecto desportivo para África, decidiu integrar Angola entre as nações do continente (onde já estão Ghana, Costa do Marfim e Moçambique) privilegiadas para colocar crianças talentosas do futebol na Colónia de Férias organizada pelo clube todos os anos. 

“No âmbito do nosso projecto de organização de viagens de turismo, fizemos a descoberta do Campus Madrid. E sabendo que temos tido debilidades em termos de colónia de férias para as nossas crianças, veio esta ideia de proporcionarmos aos nossos jovens futebolistas esta viagem à Espanha”, adiantou-se a esclarecer o mentor do projecto viagem ao complexo desportivo do clube espanhol.

“Para a nossa felicidade, o processo está a ter uma grande aderência. Pretendemos levar cerca de cinquenta crianças num espaço de doze dias. Esta viagem tem um valor inicial de 550 mil kwanzas, pagos em Angola, e abrimos um precedente de dois mil euros, que serão pagos em Portugal. Porquê em Portugal? Por sabermos que, nessa altura, entre Agosto e Setembro, temos um bom número de crianças angolanas no exterior do país. Acredito ser um bom presente para o nosso país, que tem muitos talentos no futebol”, acrescentou Óscar Neto.

O responsável da agência de viagens destacou, por outro lado, que a organização está a acautelar os pais das crianças sobre a particularidade de na história do centro de treinamento do Real Madrid nunca haver problemas de segurança com as crianças participantes no evento Colónia de Férias. 

“As crianças estarão num espaço de maior segurança, numa extensão de 1.200 metros quadrados e numa zona privilegiada de Valdebebas, um dos locais mais desenvolvidos da cidade de Madrid. Sairemos de Luanda para Madrid com o voo da Bruxelas Airlines no dia 23 de Agosto e regressamos no dia 3 de Setembro”. 



NO PRÓXIMO ANO
Projecto é alargado 
ao ténis e basquetebol

O Real Madrid também é um campeão do basquetebol e do ténis de mesa. Esta particularidade tem motivado a direcção da Fundação do clube madrileno a manter a aposta no investimento de talentos nestas modalidades. Por esta razão, Óscar Neto garantiu que, em 2016, o projecto será alargado. 

“Este programa de viagens à Colónia de Férias do Real Madrid é destinada para ambos os sexos. Temos conhecimento que em Angola há meninas com habilidades para as modalidades de futebol, ténis e basquetebol e que podem igualmente participar, porque no próximo ano vamos alargar o programa para as modalidades de ténis de mesa e basquetebol”, assegurou Óscar Neto.

O mentor do projecto deixou ainda expressa a vontade de futuramente contar com a parceria da Federação Angolana de Futebol (FAF), sobretudo pelo facto de tratar-se de um programa do futebol direccionado a Angola. Agradece também o facto de ter recebido do secretario de Estado para a Juventude e Desporto, Albino da Conceição, incentivo para continuar a desenvolver a actividade com os talentos angolanos.

“Estive reunido com o excelentíssimo secretário de Estado, Albino da Conceição, de quem recebemos a certeza de que apoia esta iniciativa da “ON Viagens”. Fui igualmente recebido pelo senhor embaixador de Espanha, que nos garantiu uma ajuda a todo os níveis, abraçou o projecto e deu-nos garantia de que qualquer coisa podemos contar com a ajuda da Espanha”, confessou Óscar Neto. 

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES