Partilha Nossa Página no Facebook TATUAR FAZ MUDAR A CÔR O SANGUE ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 1 de agosto de 2015

TATUAR FAZ MUDAR A CÔR O SANGUE



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 01 Agosto 2015:

Tatuagens: perigos que a tinta pode esconder

A tatuagem é uma marca permanente ou um desenho feito na sua pele com pigmentos inseridos através de picadas na camada superior da pele. Tipicamente, o tatuador utiliza uma máquina de mão semelhante a uma máquina de costura, com uma ou mais agulhas de perfuração da pele, usadas repetidamente. Com cada furo, insere nas agulhas minúsculas gotas de tinta. O processo é feito sem anestesia, podendo haver sangramento e ligeira dor.

Riscos da tatuagem

 Existem dois tipos de reações: as graves e as de sensibilidade. 

1. As de sensibilidade ou reactividde: - Tatuagens podem causar problemas de pele como granulomas (caroços vermelhos causados por inflamação) e quelóides. Essas reações de reactividade podem ocorrer sem aviso, anos após a tatuagem ter sido feita.


2. Graves:- Algumas pessoas têm reações alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora a maior parte dos pigmentos usados sejam aprovados, as tintas de tatuagem não são regulamentadas. Estas reações de sensibilidade retardada aos pigmentos metálicos podem ocorrer, inclusive, anos depois de se fazer a tatuagem. As toxinas de algumas tintas podem entrar nos rins, pulmões ou nódulos linfáticos através do sistema circulatório.

"Pode-se considerar a existência de risco toxicológico ao se fazer uma tatuagem, devido aos pigmentos e tintas utilizados, os quais podem conter metais pesados altamente tóxicos” Esta reatividade imunitária tem sido associada ao desenvolvimento quer de síndromes inflamatórios sistémicos de causa não esclarecida, quer de doenças autoimunes e alérgicas.

3. - Se os procedimentos de esterilização e higiene não forem adotados, corre-se o risco de contrair HIV, hepatite B e infeções bacterianas ou fúngicas. Por exemplo, a maioria dos bancos de sangue pede que as pessoas esperem 12 meses após fazer uma tatuagem antes de doar sangue.

4. - Alguns tipos de tatuagens podem apresentar perigo quando se necessita realizar um exame de ressonância magnética, o risco está relacionado à composição do material das tintas e ao tamanho da tatuagem. Algumas cores causam mais reações que outras, por exemplo, a tinta de cor vermelha contém ferro, que é um material ferromagnético e sensível aos campos magnéticos aplicados nos equipamentos de ressonância magnética.

Além disso, o ferro da tinta vermelha pode conduzir eletricidade, existindo um fluxo de corrente elétrica que pode aquecer o metal presente na composição da tinta com capacidade suficiente para queimar.
As reações podem resultar em inchaço da pele tatuada e da área ao redor, sensações de calor e irritação mais profunda na pele, reações mais graves podem resultar em queimaduras de primeiro e segundo grau. 


5 - Não se deve tatuar por cima de uma mancha, pois isso torna mais difícil saber se há um crescimento cancerígeno. 

6. - De acordo com institutos de saúde, casos de Staphylococcus aureus estão em ascensão entre pessoas tatuadas. Isto é particularmente preocupante porque as espécies dessas bactérias são altamente resistentes à maior parte dos antibióticos.


Se quiserem saber com mais pormenor consultem aqui 

Tatuagens de henna preta ou as tatuagens temporárias 


As tatuagens de henna negra são consideradas uma ameaça recorrente ao estado de saúde. Principalmente no Verão as tatuagens temporárias são frequentemente oferecidas a turistas nas praias e resorts. De forma a acentuar a cor negra do pigmento de henna e prolongar o efeito da tatuagem, são adicionadas concentrações elevadas de corantes que desencadeiam reações alérgicas. 


Danos permanentes na pele, dermatite de contacto alérgica e polisensibilização, são efeitos adversos de longa duração associados a estas tatuagens de henna negra. Estas reações alérgicas podem originar comichão na pele, vermelhidão, manchas e bolhas que, com o passar do tempo, são tratáveis e desaparecerão, mas em alguns casos levarão a lesões permanentes na pele, tal como descoloração ou cicatrizes.

As reações alérgicas graves com lesão persistente são normalmente efeitos adversos que ocorrem após a colocação da tatuagem negra, aparecendo os sintomas num curto espaço de tempo (3 a 12 dias).

Nos casos graves, obrigam a uma intervenção médica urgente, incluindo hospitalização. 

Destruição aumentada dos glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos têm uma vida média de aproximadamente 120 dias. Quando envelhecem, a medula óssea, o baço e o fígado encarregam-se de os eliminar. Se uma doença destrói os glóbulos vermelhos prematuramente (hemólise), a medula óssea tenta compensar esta perda produzindo outros novos glóbulos vermelhos rapidamente (até 10 vezes mais que a proporção normal). Quando a destruição dos glóbulos vermelhos excede a sua produção, verifica-se uma anemia hemolítica. Esta anemia não é tão frequente como as anemias causadas pela perda de sangue ou pela diminuição da produção de glóbulos vermelhos.

A destruição dos glóbulos vermelhos aumenta quando aparecem certos factores. O baço pode aumentar (esplenomegalia), um obstáculo na circulação sanguínea pode romper as células e certos anticorpos podem combinar-se com os glóbulos vermelhos e fazer com que o sistema imunitário os destrua em virtude de uma reacção auto-imune. Por vezes os glóbulos vermelhos são destruídos por apresentarem anomalias na sua forma, superfície, função ou no tipo de hemoglobina que contêm. A destruição dos glóbulos vermelhos pode ter lugar em perturbações como o lúpus eritematoso sistémico e em certos cancros, particularmente os linfomas. Vários medicamentos como a metildopa, a dapsona e a sulfamida também podem destruir os glóbulos vermelhos.


Os sintomas de anemia hemolítica são semelhantes aos de outras anemias. Por vezes a hemólise é súbita e grave e origina uma crise hemolítica que se manifesta com calafrios, febre, dor de costas e de estômago, dores ligeiras de cabeça e uma acentuada descida da pressão do sangue. A icterícia e a urina escura podem ocorrer porque o conteúdo dos glóbulos vermelhos lesados é lançado no sangue. O baço aumenta de tamanho, visto que está encarregado de eliminar os glóbulos vermelhos lesados; em certas ocasiões, isto provoca dor abdominal. A hemólise prolongada pode produzir cálculos biliares pigmentados, um tipo pouco frequente de cálculo biliar composto pelos elementos escuros dos glóbulos vermelhos.


Tag: O que é  tatuagem? Tatuagem Riscos, o que fazer antes de tatuar o corpo.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES