Partilha Nossa Página no Facebook UNIVERSIDADES DE ANGOLA COM CURSOS ILEGAIS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 29 de julho de 2015

UNIVERSIDADES DE ANGOLA COM CURSOS ILEGAIS



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 29 Julho 2015:
DR / JA

A maior parte das universidades privadas reconhecidas em Angola têm alguns cursos por legalizar, de acordo com uma lista divulgada pelo Ministério do Ensino Superior e que o Jornal de Angola teve acesso.

Com a divulgação da lista, o Ministério pretende alertar os estudantes e empregadores, bem como a sociedade em geral sobre os riscos que se corre ao serem frequentados cursos não legalizados. Essa situação, sublinha o Ministério, pode acarretar problemas no reconhecimento dos graus, títulos e diplomas obtidos, porquanto “todos os actos, benefícios e títulos decorrentes do funcionamento ilegal das instituições de ensino superior são nulos para efeitos académicos”.  

A Universidade Metodista de Angola, reconhecida pelo Decreto n.º 30/07 de 7 de Maio, tem por legalizar todos os cursos da Faculdade de Economia, designadamente, Economia, Gestão e Administração de Empresas, com opções em Contabilidade, Fiscalidade, e Gestão Bancária e Seguradora. 

Engenharia Aeronáutica, Arquitectura e Urbanismo, Reabilitação Física e Psicossocial, Cardiopneumologia, Biologia, Teologia, Gestão Hoteleira e Animação, bem como Ciências dos Desportos e Educação, são os outros cursos que a universidade afecta à Igreja Metodista precisa legalizar. A Universidade Católica de Angola tem por legalizar os cursos de Contabilidade e Administração (Faculdade de Economia e Gestão), Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho e das Organizações, bem como os cursos de Línguas e Literatura, Teologia e Administração e Tradução, todos da Faculdade de Ciências Humanas. 

A Universidade afecta à Igreja Católica, reconhecida através do Decreto nº 38-A/92 de 7 de Agosto, tem ainda por legalizar o curso de Engenharia de Telecomunicações.
A Universidade Técnica de Angola, reconhecida pelo Decreto nº 29/07 de 7 de Maio, tem de legalizar os cursos de Direito e o de Ciências Políticas, enquanto a Universidade Óscar Ribas tem por legalizar o curso de Administração Pública, e a Universidade Privada de Angola os cursos de Engenharia Mecânica e de Medicina. 
A Universidade Jean Piaget de Angola não tem legalizado o curso de Análises Clínicas e Saúde Pública, na mesma situação está a Universidade de Belas nos cursos de Psicologia, Nutrição e Dietética e de Gestão Hospitalar, todos da Faculdade de Ciências Médicas.

A Universidade Gregório Semedo, reconhecida pelo Decreto nº 23/07 de 7 de Maio, tem por legalizar quatro cursos: Engenharia do Ambiente, Engenharia de Minas, Línguas e Literatura (com opção Inglês e Português) e Sociologia. Já a Universidade Privada de Angola não tem legalizado o curso de Engenharia Mecânica. As universidades Independente e Lusíada de Angola são as únicas que têm todos os cursos legalizados.

Institutos superiores

A maioria dos institutos superiores reconhecidos não tem legalizado sequer um único curso por si ministrado. É o caso dos institutos Politécnico de Ciências e Tecnologias, Politécnico Internacional de Angola, Politécnico “Deolinda Rodrigues” e do Zango, todos em Luanda, e os institutos Politécnico de Porto Amboim (Cuanza Sul), Lusíada de Benguela, Jean Piaget, também de Benguela, e Politécnico “Maravilha”, igualmente em Benguela.
Na mesma situação se encontram os institutos Politécnico Católico de Benguela, Politécnico de Cabinda, Lusíada de Cabinda, Lunda Sul e Huambo, “Sol Nascente”e “Ekuikui II”, também estes do Huambo.
O Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola tem por legalizar os cursos de Geologia e Minas e de Direito, o Instituto “Alvorecer da Juventude”as formações em Psicologia e de Relações Internacionais, enquanto o Politécnico do Cazenga precisa de fazer reconhecer o curso de Psicologia Clínica e o Politécnico de Benguela o curso de Gestão de Recursos Humanos.


Tag: Lista de Universidades de Angola, Universidades de Angola, Todas as Universidades angolanas.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES