Partilha Nossa Página no Facebook COLTAN: A CAUSA DA GUERRA CIVIL NO CONGO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 23 de julho de 2015

COLTAN: A CAUSA DA GUERRA CIVIL NO CONGO




AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 22 Julho 2015:

O Coltan é um ´´mineral sujo´´ que serve para fabricar semi condutores para os nossos telefones.

Para a fabricação de aparelhos como IPHONE, IPAD, NOKIA, HTC, TV PLASMA entre outros é indispensável ter um mineral que apenas existe no Congo. Este ´´minera sujo´´ é chamado de COLTAN. Metade deste país tem reservas deste mineral sem pais outro país que o ´´incomode´´. A extração envolve exploração de menores e a infindável guerra no congo. 

Dos maiores crimes da atualidade é ainda hoje cometido, de forma discreta, desconhecida por quase todos, mas com consequências especialmente trágicas para todos aqueles que mais diretamente sofrem com ele. Trata-se da guerra civil na República Democrática do Congo, que nas últimas décadas já trouxe a morte a quase 6 milhões de congoleses e que foi abastecida com armas e munições de praticamente todos os países do mundo, mas com especial incidência para a China, para Israel e África do Sul.





Todo o armamento adquirido no Congo pelo governo ou pelas forças rebeldes foi entregue em troca dos recursos minerais do país, sobretudo do quase desconhecido minério com o nome de Nióbio (“coltan” em inglês) que é essencial para a fabricação de telemóveis, portáteis e consolas de jogos. O Congo é a maior fonte mundial do minério, concentrando mais de 80% de todas as reservas mundiais.


Os fabricantes que compram este “minério sujo” alegam desconhecer a sua proveniência, mas nada têm feito para instaurar um sistema de certificação de origem que possa assegurar que não há minério de sangue nos equipamentos que fabricam e comercializam. Sem este sistema, temos uma certeza de 80% de que os telemóveis, computadores portáteis ou consolas portáteis de jogos, enfim, todos os equipamentos que usam baterias, contêm matérias primas que resultaram ou de mineração clandestina nas regiões do Congo controladas pelos rebeldes ou que serviram para que a ineptas e desorganizadas forças governamentais se conseguissem manter à tona naquele que é hoje o mais longo e sangrento conflito interno do continente africano.




Tag: Oque é o Coltan Mineral, definir Coltan para fazer telefone.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES