Partilha Nossa Página no Facebook COPA AMÉRICA 2015 MANCHADO POR DESORGANIZAÇÃO E PROTESTO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 11 de junho de 2015

COPA AMÉRICA 2015 MANCHADO POR DESORGANIZAÇÃO E PROTESTO



Foto: Reuters |

-----


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 11 Junho 2015:

Tido como um país avançado na América Latina, vizinhos vivem agitado momento político com demissão de ministro e marchas. Manifestação reuniu cerca de 200 mil pessoas na véspera da Copa América. Estudantes consideram insuficiente reforma promovida por Bachelet.,Um enorme troféu dourado com a frase "Copa da Gratuidade" foi levantada neste quarta-feira (10) por milhares de estudantes e professores chilenos durante uma manifestação para pressionar a presidente Michelle Bachelet, na véspera da abertura da Copa América.

A manifestação, que reuniu cerca de 200 mil pessoas, segundo os organizadores, percorreu pacificamente uma importante avenida de Santiago, com milhares de estudantes dançando ao som de tambores e batucada.

Ao fim da manifestação, alguns encapuzados entraram em conflito com agentes da polícia, que em grande número faziam a guarda do centro da capital chilena.

Na véspera da abertura da Copa América-2015, que reunirá seleções de 10 países da América do Sul, além dos convidados México e Jamaica, estudantes e professores - que há 11 dias iniciaram uma greve indefinida - redobraram a pressão sobre o governo Bachelet.



"Estamos chamando o governo para que escute, que dialogue e acabe com essa soberba sórdida", declarou a jornalistas Valentina Saavedra, presidente da Federação de Estudantes da Universidad de Chile (FECH) e líder do movimento nas redes sociais #CopaAmericaDeLaEducacacion.

Os estudantes, que há anos exigem uma educação pública gratuita e de qualidade, consideram insuficientes a série de projetos de lei com os quais Bachelet pretende modificar um dos sistemas educacionais mais desiguais do planeta, depois das reformas promovidas pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), que reduziu pela metade o investimento na educação, favorecendo o crescimento das instituições privadas.

"Todo o Chile só fala da Copa América, mas este evento não pode ser uma desculpa para esquecer nossas exigências", afirmou Javiera Reyes, vice-presidente da FECH.


Na Copa América, a bola começará a rolar nesta quinta-feira com o duelo entre o anfitrião Chile e o Equador. Bachelet garantiu presença na festa.
Na sexta-feira, ao meio-dia, os estudantes têm previsto reunirem-se na Plaza Itália de Santiago, lugar habitual de comemorações esportivas do país, para levantar novamente a "Copa da Gratuidade´´.

Tag: Resultados da Copa américa 2015, Protestos na Copa América.
 
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES