Partilha Nossa Página no Facebook ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA EXPULSA JORNALISTA E ATROPELA LIBERDADE DE EXPRESÃO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 27 de maio de 2015

ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA EXPULSA JORNALISTA E ATROPELA LIBERDADE DE EXPRESÃO



-----
AUGUSTO CAMPOS | LUANDA,  26 Maio 2015:

Assembleia Nacional viola expressamente a liberdade de imprensa, limitando o exercício do jornalismo, ao mandar retirar os profissionais da comunicação durante um debate sobre o salário mínimo, afirma o Sindicato dos Jornalistas Angolanos. 

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) denunciou como um "gravíssimo atropelo à liberdade de informação e de imprensa" a recente expulsão do parlamento dos profissionais que acompanhavam o debate mensal sobre o salário mínimo nacional.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o SJA defende que a presença de jornalistas numa sessão pública da Assembleia Nacional "não carece de autorização desse órgão, pois a materialização da liberdade de imprensa implica acesso às fontes de informação, sendo o parlamento uma das fontes por excelência".
Na última sexta-feira, jornalistas de órgãos de comunicação social públicos e privados viram dificultado o seu trabalho com a falta de som, a proibição de gravar e, por último, o pedido de que saíssem da sala.

Violação expressa da liberdade de imprensa

"O SJA considera que a Assembleia Nacional violou expressamente a liberdade de imprensa, e repudia a tentativa de limitar o exercício do jornalismo. Sendo o parlamento representação da vontade dos cidadãos, estranha que seja ela a impedir que esses fossem informados", é sublinhado no documento.
Para o sindicato, a organização interna, que qualquer instituição precisa de observar, não pode ser confundida com o poder de autorizar ou não os jornalistas angolanos a ter acesso ao parlamento, no exercício das suas funções.
"A Assembleia Nacional pode, quando necessário e com a devida antecedência, no âmbito de um mecanismo universal e transparente, solicitar que os jornalistas sejam credenciados para a cobertura dessa ou daquela sessão, mas esta organização não deve ser confundida com poder legal para autorizar ou não o acesso dos jornalistas na sessão parlamentar", lê-se no documento.

Gentileza: Esquerda Net

Tag: Jornalista angolanos expulsos da Assembleia Nacional
Share on Facebook
Share on Facebook

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

DIVULGA-TE AQUI...

DIVULGA-TE AQUI...

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES