Partilha Nossa Página no Facebook O TÁXIS PERSONALIZADO É MAIS CARO EM LUANDA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 4 de março de 2015

O TÁXIS PERSONALIZADO É MAIS CARO EM LUANDA


AUGUSTO CAMPOS, LUANDA, 04 Março 2015: O serviço de táxi personalizado é visto por angolanos e estrangeiros como um meio de transporte para quem tem poder económico. Clientes chegam a pagar cerca de 100 dólares numa viagem de pelo menos um quilómetro. Apesar de ser um meio de transporte confortável para alguns passageiros, o preço dos táxis surpreende qualquer um que adere pela primeira vez a este serviço na capital do país.

Há cinco anos, era visível a quantidade de pessoas, na sua maioria de nacionalidade estrangeira, que esperavam por táxis à saída do Aeroporto Internacional Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e também nas ruas da capital angolana.
Hoje, a realidade é outra. Em setembro de 2009, houve uma primeira parceria público-privada para a prestação de serviço de táxis no país, constituída com a finalidade de servir o Campeonato Africano das Nações (CAN), disputado em Angola em 2010. A primeira companhia a fornecer estes serviços foi a Afritaxis. Empresa que, entretanto, estará à beira da falência, segundo o portal Maka Angola.
Nos locais de maior concentração de táxis na capital angolana é difícil encontrar uma das 150 viaturas da Afritaxis que teriam sido destinadas a Luanda em 2010. A DW África tentou, sem sucesso, contactar a administração da empresa
Escassez de passageiros
Atualmente há mais de cinco outras empresas de táxis personalizados em Luanda. Por isso, é fácil encontrar uma das viaturas em qualquer esquina da capital, o que para as operadoras constitui uma dificuldade devido à escassez de passageiros. Em locais como o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o centro comercial Belas Shopping ou na entrada da Urbanização Nova Vida, a DW África encontrou centenas de viaturas à espera de passageiros.
Segundo os motoristas Domingos Nhanga e Castelo José, a maior parte dos cidadãos estrangeiros chegam ao país para trabalhar e dificilmente utilizam os serviços de táxis porque as empresas disponibilizam viaturas que os transportam.
"Agora é difícil. Há mais de cem viaturas e é complicado conseguir fazer uma corrida que renda dois mil kwanzas (cerca de 20 dólares). Antes o cliente esperava 20 minutos, agora já não espera porque já tem muitos táxis", conta Domingos Nhanga
"Começamos bem, mas agora está complicado. Há muitas companhias. Entrei às seis da manhã e saí apenas uma vez", explica Castelo José.

Preços altos

Por uma viagem, o passageiro tem de pagar inicialmente uma taxa de 300 kwanzas (equivalente a três dólares). No período matinal ou à noite, a tarifa inicial é de 600 kwanzas (ou seis dólares) e o taxímetro estipula 45 a 70 kwanzas por minuto durante a viagem. "A taxa é boa”, consideram os motoristas.


DW

TAG: Taxi em Luanda, Taxi personalizado em Luanda, Preço do taxi em Luanda, empresas  de Taxi em Luanda, afritaxi, Meta 1000 Taxi, Familia Real do moxico, Taxi Alibolence..

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES