Partilha Nossa Página no Facebook MILITARES ANGOLANOS NA REPÚBLICA CENTRO AFRICANA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

MILITARES ANGOLANOS NA REPÚBLICA CENTRO AFRICANA


AUGUSTO CAMPOS, LUANDA, 21 Novembro 2014: Angola envia no primeiro trimestre do próximo ano um contingente militar para garantir a estabilidade na República Centro Africana (RCA), país assolado por uma crise político-militar profunda. O facto foi anunciado ontem na Assembleia Nacional pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, durante um encontro entre membros do Executivo e deputados, enquadrado nas discussões na especialidade do Orçamento Geral do Estado para 2015.
João Lourenço informou que Angola vai enviar um batalhão de infantaria motorizada, uma companhia de forças especiais e um hospital de campanha. Para a efectivação deste envio, disse, há um conjunto de fases que Angola e as Nações Unidas devem cumprir. \"A fase de preparação já está em curso\", sublinhou.
O ministro disse que, contrariamente ao que se verificou na Guiné-Bissau, para onde as tropas angolanas foram enviadas no quadro de um entendimento entre os dois países, para o caso da RCA, os efectivos vão no quadro da Missão das Nações Unidas na República Centro Africana (MINUSCA). “O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, escreveu ao Secretário-Geral das Nações Unidas, comunicando a disponibilidade do nosso país em enviar forças para integrar a MINUSCA\", revelou.
No encontro, o ministro João Lourenço respondeu às preocupações apresentadas pelos deputados Manuel Savihemba, Albertina Navita Ngolo, Estêvão Kachiungo, Raul Danda e Eugénio Manuvakola - todos da UNITA - sobre as condições sociais dos efectivos das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional.
O ministro da Defesa Nacional garantiu que o Executivo tem feito esforços no sentido de melhorar consideravelmente as condições de vida e de trabalho das tropas e dos polícias.
O Executivo, segundo o ministro João Lourenço, está preocupado com a segurança ao longo das fronteiras do país e assegurou que estão a ser tomadas todas as medidas. “Estamos atentos e preocupados com as fronteiras. Estão a ser tomadas medidas no sentido de aumentarmos consideravelmente a nossa capacidade, quer na fronteira terrestre, quer marítima\", afirmou.  A estratégia actual do sector de  Defesa e Segurança é a consolidação da paz e a prevenção do perigo que representa o tráfico de drogas, infantil e de mulheres, para a prática da prostituição.
O ministro das Relações Exteriores falou sobre o processo de reforma no seu Ministério. Georges Chikoti informou que o processo ainda está em curso mas termina em breve. O Presidente da República criou, na semana passada, uma Comissão Interministerial para a Organização e Funcionamento do Ministério das Relações Exteriores.
A Comissão, coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, que é coadjuvado pelo Ministro das Relações Exteriores, tem como atribuições analisar os processos de reclamações dos diplomatas e elaborar um programa de reforma do Ministério, com vista a melhorar as condições de trabalho, de enquadramento e colocação dos funcionários e diplomatas.
A Comissão é integrada pelos ministros da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, das Finanças, do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, o director do Gabinete de Quadros do Presidente da República e os secretários do Presidente para os Assuntos Judiciais e Jurídicos e para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional.
A Comissão é apoiada por um grupo técnico coordenado pelo secretário do Presidente para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional.
O ministro das Relações Exteriores informou ainda aos deputados sobre o processo de repatriamento de angolanos que vivem ou viviam na condição de refugiados na República Democrática do Congo. O ministro Georges Chikoti informou que, dos 50 mil angolanos que residem na República Democrática do Congo, nove mil já regressaram ao país.

FONTE: JA

Tag: Militares angolanos na RCa, Anglanos na Repúbli Cwentro Africana, FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS FAA.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES