Partilha Nossa Página no Facebook MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO (ANGOLA É 13º) ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 27 de março de 2014

MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO (ANGOLA É 13º)

AUGUSTO CAMPOS | LUANDA: A produção petrolífera da Rússia já é a mais elevada do mundo, superando a da Arábia Saudita, líder incontestável do sector nos últimos 25 anos. De acordo com os números divulgados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), e citados na sexta-feira pela imprensa britânica, a Rússia produziu 9,2 milhões de barris por dia durante o mês de Junho, mais 46 mil do que a Arábia Saudita.
O ressurgimento da indústria petrolífera russa resulta de uma conjugação de factores. Depois de uma década de fortes quebras na produção, o sector começou a capitalizar o aumento da procura mundial de petróleo registado nos últimos três anos. Tendo como base a desvalorização do rublo em 1998, as petrolíferas russas - com destaque para a Sibneft e a Yukos - desenvolveram significativamente a sua capacidade produtiva de crude. O investimento centrou-se na aquisição de novas tecnologias e na importação de especialistas do Ocidente.
Para se tornar líder mundial, a Rússia também contou com as limitações produtivas da Arábia Saudita, que integra o cartel da OPEP, barómetro da oferta mundial de petróleo nas últimas décadas, período em que tem conseguido gerir a evolução dos preços segundo os seus próprios interesses.
Apesar do desempenho recente, as empresas petrolíferas russas estão perto da capacidade máxima de exploração, situação que poderá reconduzir a Arábia Saudita à liderança mundial, já que o produtor árabe tem vindo a direccionar parte das suas receitas para o desenvolvimento de novas explorações.

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES