A cantora Nsoki acusou a dupla brasileira Bruno e Léo de regravar e publicar em disco, sem autorização, pedido e aviso prévio, duas das canções de maior sucesso da sua autoria.
A representante da cantora angolana disse ao Jornal de Angola que se trata dos temas “Meu anjo” e “Bye Bye”, integradas no repertório do álbum de estreia “Meu Anjo”, publicado em Outubro de 2013, que sofreram pequenas alterações em termos de melodia, ritmo e letra.
Nilza Lima deu a conhecer que as músicas foram regravadas pelos gémeos brasileiros Bruno e Léo, no estilo da música sertaneja, e fazem parte do disco da dupla intitulado “Sofrimento é só passado”.
As músicas copiadas, informou, têm as mesmas melodias, cadências e as letras das músicas originais e alguns termos usados frequentemente pelos brasileiros foram introduzidos nas composições, “o que as tornou mais abrasileiradas”.
“Meu Anjo”, o maior êxito de Nsoki, foi escolhido como single (música de promoção) do disco de Bruno e Léo. A música ganhou um videoclipe que se encontra disponível na plataforma digital Youtube, onde tem mais de 300 mil visualizações. O tema “Bye Bye” ganhou o título “Adeus” e também está disponível na plataforma de divulgação digital em formato áudio e tem mais de seis mil pesquisas.
A representante de Nsoki garantiu que os músicos brasileiros prometeram alterar a autoria das letras em todas as plataformas onde as músicas estão publicadas, depois de contactados e convidados a pronunciarem-se sobre o assunto.
A representante de Nsoki garantiu que os músicos brasileiros prometeram alterar a autoria das letras em todas as plataformas onde as músicas estão publicadas, depois de contactados e convidados a pronunciarem-se sobre o assunto.
As músicas de Nsoki estão registadas pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), associação dos direitos de autor que nos próximos dias entra em contacto com os representantes dos cantores brasileiros para chegar a um acordo, afirmou Nilza Lima após considerar “uma violação e desrespeito grosseiro a intelectualidade alheia”. “Bruno e Léo confessaram admiração pelos trabalhos de Nsoki e desculparam-se pelo sucedido mas a atitude deles é reprovável e deve ser responsabilizada”, disse a representante de Nsoki.
Bruno e Léo é uma dupla de música sertaneja oriunda do interior do estado de São Paulo. Com uma carreira sólida conquistada com os álbuns “Meu Anjo”, lançado em 2013, e “Prova dos Nove”, em 2015, Nsoki é actualmente uma das vozes femininas de maior referência da música moderna de Angola.
A cantora está a internacionalizar a sua música, pois tem estado frequentemente em digressões nos Estados Unidos e em alguns países da Europa e África. Nsoki concorre em duas categorias para a quinta edição do International Portuguese Music Awards (IPMA), cujos vencedores são anunciados numa gala a ser realizada sábado nos Estados Unidos.
A cantora integra o projecto Africa United, com os Dj Paulo Alves e Maphorisa, da África do Sul, com o intuito de promover uma aproximação mais eficaz entre os africanos.
A cantora ofereceu, recentemente, duas cópias dos discos que tem colocado no mercado ao Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, em vésperas da cerimónia de prémios do Sexto Cabo Verde Music Awards (CVMW), para o qual foi convidada em representação de Angola. A sua carreira ficou reconhecida em 2012 com o lançamento do primeiro single “Meu Anjo”, uma produção de Nanutu e do cabo-verdiano Johnny Ramos.
Tag: Brasileiros plageia nsoki meu anjo e bye bye.