Cento e cinquenta e uma pessoas morreram na província angolana do Bié devido à má nutrição, de acordo com dados registados pelas autoridades sanitárias locais nos Centros Nutricionais Terapêuticos instalados na região.
Segundo o diretor provincial da Saúde no Bié, João Cacungula, as mortes foram registadas entre os 2.020 novos casos notificados no ano passado.
O responsável, citado hoje pela agência noticiosa angolana, Angop, avançou que estes números, quer de casos, quer de mortes, indicam uma redução, comparativamente a 2015, ano em que foram registadas menos 22 mortes e menos 99 casos de má nutrição.
João Cacungula frisou que 729 doentes registaram melhorias, 150 abandonaram o tratamento, enquanto 56 foram transferidos para unidades de saúde de referência.
O diretor provincial de Saúde do Bié avançou que os nove municípios dispõem de unidades especializadas para atendimento de casos de má nutrição, salientando que a formação de quadros de vigilância nutricional em todas as comunidades, ações de sensibilização e aconselhamento, sobretudo às mães que amamentam, têm contribuído para a redução do número de casos e da mortalidade.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...