Trinta e cinco projectos financiados pelo Banco de Desenvolvimento da China (BDC) estão em execução no país, num valor total 1.5 biliões de dólares norte-americano. Até ao final do mês em curso Angola espera que entrem em execução mais 25 projectos.
O global de investimento do banco chinês no país representa cerca de 46 porcento do total dos financiamentos concedidos por bancos da segunda maior economia mundial a Angola, afirmou hoje (segunda-feira) o ministro das Finanças, Archer Mangueira.
O governante angolano, que falava à imprensa no final de um encontro com presidente do BDC, declarou que na base da reunião esteve a avaliação da parceria com o banco chinês.
O presidente do BDC Zheng Zhijie, que não prestou declarações no final da reunião, encabeçada uma delegação chinesa efectua uma visita de trabalho a Angola, de 12 a 14 de Fevereiro, para consolidação das relações de cooperação financeira e económica entre os dois países.
Além do encontro com o ministro das Finanças, a agende de trabalho de Zheng Zhijie prevê visitas aos projectos estruturantes financiados pela instituição.
Fundado em 1994, o BDC tem sido um dos principais veículos da cooperação financeira entre Angola e a China.
O BDC tem vindo a financiar a construção e reabilitação de várias empreitadas públicas, com realce para os caminhos-de-ferro de Moçâmedes e a construção de infra-estruturas do Sambizanga (antigo Roque Santeiro).
Da lista de obras financiadas pela instituição constam, entre outras, a construção da rodoviária que ligará Boavista-Miramar-São Paulo, a electrificação e ligações domiciliares em Luanda, bem como a edificação das vias de acesso ao novo Aeroporto de Luanda.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...