Um lote de 35,7 toneladas de mangas, provenientes da comuna do Dombe Grande, município da Baía Farta, em Benguela, vai ser exportado nos próximos dias, a partir do Porto do Namibe, para Portugal.
As mangas, produzidas na fazenda do agricultor Victorino Marques, seguiram quarta-feira, do Dombe Grande para a província do Namibe, a fim de serem colocadas num navio que já se encontra atracado no porto local. Em declarações à Angop, o agricultor Victorino Marques, mentor do projecto, revelou que a exportação da fruta para o mercado português resulta de uma parceria com uma empresa portuguesa ligada ao comércio internacional de hortofrutícolas.
As mangas, cujo carregamento foi inspeccionado pelos Serviços Aduaneiros de Benguela e pela Polícia Nacional, são, no fundo, um excedente da produção do Dombe Grande, explicou o fazendeiro.
“Embalámos e as mangas seguiram em camiões para Moçâmedes, onde deverão ser carregadas num navio que já se encontra no Porto do Namibe”, disse. Referiu que o cultivo de manga ocupa uma área de 92 hectares e tem uma produção que ronda entre as 1.500 e as 1.600 toneladas. O projecto arrancou em 2010 e conta neste momento com 18 pés de variedades de mangas, entre as quais três de origem americanas (kent, kit e tommy) e uma brasileira do tipo escada.
“Em 2010, plantámos 18 mil pés de mangas. No segundo ano, fizemos a primeira colheita em pequena escala e, a partir do terceiro, o destino foi o mercado interno”, lembrou. Escusando-se a avançar as receitas esperadas desta exportação, Victorino Marques está optimista de que, com a diversificação da economia, a sua iniciativa tenha impacto a curto prazo, numa altura em que há muitos agricultores apostados na produção.
“A manga, goiaba e outras frutas estragam-se por falta de escoamento”, disse o administador da comuna de Dombe Grande, que é potencial na cultura de hortofrutícolas, cereais e tubérculos.
Desde Maio de 2016, a banana nacional está, também, na rota das exportações angolanas para o mercado português, num processo que arrancou na fazenda Agro-Industrial Bacelinho, na comuna do Culango, município do Lobito.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...