Os feitos dos pioneiros do humor em Angola foram reconhecidos pela organização do Festival Nacional de Humor, quinta-feira, durante a sua primeira edição, que teve lugar no auditório Pepetela, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, numa iniciativa do projecto GOZ’AQUi.
Beto Gourgel “Ngangeta”, já falecido, Dionísio Rocha e Salú Gonçalves foram homenageados com diplomas de honra, por terem aberto um caminho que hoje é considerado uma profissão para muitos.
A homenagem estendeu-se a Sidónio e a Lembinha (Luís Kifas e Josefina Santos), Pedro Nzagi, Os Tuneza e Calado Show, continuadores de um legado que há muito causa delírio nas salas de teatro.
A satirização de factos reais do quotidiano angolano, transportados para os jornais, revistas, telas e quadros, também tornou Sérgio Piçarra merecedor de reconhecimento. Ausente, o “extraordinário trabalho” do artista, enquanto cartoonista, foi merecedor de um diploma de honra. O festival foi realizado por ocasião do IV aniversário do projecto GOZ'AQUi e teve a participação de novos rostos do humor nacional. Maestro, Zuela Kikuata, Hélder Gonçalo, Anderson Silva, Orlando Capata, Dange, Os Magma, Arroz Doce, Dupla KK, Wazemba, Ya Papy, Ladilson e Richa foram responsáveis por momentos de descontração e emoção do público que aderiu em massa e aplaudiu de forma estonteante. Cada um dos artistas fez uma apresentação de sete minutos.
Com quatro anos de existência, já com uma nomeação e vencedor dos prémios ZapNews como Humorista do Ano 2015, o projecto GOZ'AQUi é actualmente a principal plataforma de promoção de humoristas nacionais no ramo do entretenimento ao vivo, audiovisual e multimédia.
O GOZ’AQUi leva, semanalmente, humoristas ao palco da Espaço Bahia e faz transmissões das suas actividades na plataforma digital Youtube, com o noticiário satírico “Sopa Saber” todas as segundas-feiras.
Tag: Gozaqui, humor angola, angola 2016.
ENVIAR PARA UM AMIGO...
Tag: Gozaqui, humor angola, angola 2016.