Apesar do Comité Central do MPLA ter frustrado as expectativas da indicação oficial do ministro da Defesa Nacional como o candidato à presidência da República o assunto não pôde ser contido. João Pinto, deputado à Assembleia Nacional e membro do Comité Central do MPLA acabou por confirmar a indicação à agência France Presse.
“O presidente [José Eduardo dos Santos] não será candidato e já tem um sucessor. O candidato é João Lourenço, que será apresentado aos membros do partido no dia 10 de Dezembro, quando comemoramos o aniversário do MPLA”, disse.
A informação tem sido divulgada desde a manhã desta sexta-feira, quando uma fonte do partido revelou a diversos veículos de comunicação – entre os quais a Rádio Nacional de Angola – de que João Lourenço será o cabeça de lista do MPLA nas eleições do próximo ano. Segundo a Constituição, o cabeça de lista do partido vencedor assume a presidência da República.
Esperava-se que a informação fosse confirmada no final da reunião desta sexta-feira do Comité Central, o que não ocorreu.
No entanto, ainda na noite de sexta-feira, uma alegada fotografia do documento discutido internamente começou a circular nas redes sociais.
O texto que pode ser lido na fotografia confirma o nome de João Lourenço e do actual ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, como candidato a vice-presidente. Fernando da Piedade Dias dos Santos permanece na presidência da Assembleia Nacional, caso o MPLA vença as eleições.