A primeira universidade sem professores do mundo, foi inaugurada no berço das empresas tecnológicas, no Vale do Silício, Califórnia. A ideia foi do empresário e milionário Xavier Niel, a universidade denominado 42, vai receber um mil estudantes por ano, interessados em aprender desenvolvimento de software e programação de computadores, as aulas são feitas em grupo e as provas são analisadas pelos próprios alunos.
Com este projecto Xavier Niel, pretende combinar o ensino colaborativo e aprendizagem por projectos. Chamado de 42, assim está caracterizada a primeira universidade sem professores do mundo,
Os alunos escolhem os próprios projectos, com ajuda dos seus colegas, não existe livros, o método de pesquisa são as fontes gratuitas disponíveis na internet. As avaliações feitas entre os estudantes, são escolhidos de forma aleatória.
Como os alunos passam de classe? Há níveis de desenvolvimento dentro do programa, que parece um jogo, quando o estudante chega ao nível 21, atinge a formatura. O prazo para formatura varia entre 3 e 5 anos.
Com isto, os alunos esperam receber conhecimento ao invés de ir atrás.
Xavier Niel e seus sócios, acreditam que o método adoptado na universidade sem professores seja o melhor, e pretendem revolucionar a educação como o Facebook fez com a comunicação na internet.
AR