AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 25 Setembro 2015:
Terceira estimativa de crescimento ficou acima da anterior, de 3,7%.
Foi o quinto trimestre consecutivo de crescimento.
O crescimento da economia dos Estados Unidos foi revisado para um ritmo anual de 3,9% no segundo trimestre deste ano, de acordo com a terceira estimativa do Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgada nesta sexta-feira (25). Na estimativa anterior, o aumento havia sido de 3,7%
A economia norte-americana expandiu mais do que estimado anteriormente no segundo trimestre devido a gastos do consumidor e setor de construção mais fortes.
O forte impulso pode permitir ao Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) aumentar a taxa de juros este ano.
Foi o quinto trimestre consecutivo de crescimento. De abril a junho, a alta refletiu principalmente o aumento no consumo das famílias. Na primeira estimativa, divulgada em 30 de julho, a alta era de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB).
1º trimestre
O PIB do primeiro trimestre, antes divulgado como contração de 0,2%, foi revisado para cima e passou a mostrar expansão de 0,6%.
A revisão ao crescimento do primeiro trimestre refletiu medidas adotadas pelo governo para refinar o ajuste sazonal (conforme a época do ano) de alguns componentes do PIB.
A chefe do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, disse nesta quinta-feira (24) esperar que o banco central dos Estados Unidos comece a elevar os juros no país ainda neste ano, contanto que a inflação permaneça estável e a economia norte-americana esteja forte o suficiente para impulsionar o emprego.
Yellen, falando uma semana após o Fed postergar um aguardado aumento de juros, disse que ela e outros integrantes do Fed não esperam que os recentes desdobramentos econômicos e financeiros globais afetem significativamente a política monetária.
Segundo ela, o Fed acompanha "os acontecimentos no exterior", mas não prevê no momento "que seu impacto sobre a economia dos Estados Unidos seja suficientemente expressiva para ter um efeito significativo" na política monetária.
Tag: Economia dos EUA Matéria.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...
Tag: Economia dos EUA Matéria.