AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 24 Maio 2015: Um editorial do jornal chinês Global Times refletiu o ânimo norte-americano com o crescimento da nação asiática, sobretudo no caso dos seis cidadãos do país acusados recentemente de espionagem comercial. “Estes casos demonstram que os EUA estão se tornando paranoico para a ascensão da China.”
O Global Times observa que “tem havido um aumento de espiões chineses” recentemente descobertos pelos EUA, mas a maioria das acusações não são sólidas e acrescenta que “este é o caso do hidrólogo Sherry Chen, que trabalhava para o governo norte-americano (…) As acusações foram retiradas no final”.
Promotores norte-americanos acusaram esta semana seis cidadãos chineses, três deles professores universitários, de roubar segredos de telefonia e os transferido para Pequim. Zhang Hao, da Universidade de Tianjin, foi preso no sábado (16), quando entrou nos EUA para participar de um encontro acadêmico internacional. “Foi provavelmente uma armadilha preparada pelo FBI”, julga o jornal chinês.
Os outros cinco acusados estão na China. A promotoria acusou os seis de espionagem econômica, roubo de segredos comerciais e outras acusações de conspiração que podem implicar em penas de até 15 anos de prisão. O Ministério das Relações Exteriores chinês expressou na quarta-feira (20) “profunda preocupação” sobre o caso.
As relações bilaterais sofreram no ano passado, quando Washington acusou cinco militares chineses de roubar informações de companhias elétricas, alumínio e aço. O Global Times destacou que é normal que os profissionais tenham os EUA como sua primeira escolha para o treinamento e depois voltem para seus países de origem para aplicar o que aprenderam.
Os EUA, segundo o Global Times, continuam a fazer uma repressão “sem precedentes a certos grupos de imigrantes com a Lei de Espionagem”.
Tag: USA x CHINA, Eua X China Economia, As maiores economias 2015.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...