AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 04 Setembro 2014: O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, abordou ontem, em Luanda, com o embaixador da Coreia do Sul em Angola, Lee Kyong-Gyul, a candidatura angolana à membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja eleição deve acontecer durante a 69ª Assembleia-geral da ONU. Em declarações à imprensa no final do encontro com o Vice-Presidente da República, Lee Kyong-Gyul anunciou a vinda a Angola de várias empresas sul-coreanas que devem investir em várias áreas, sobretudo nos sectores da agricultura, e criar unidades fabris.
O diplomata sul-coreano considerou excelente a cooperação entre os dois Estados, lembrando que a mesma se desenvolve nos sectores da educação, pescas, indústria e outros domínios.
Numa outra audiência, o Vice-Presidente da República recebeu o embaixador da Guiné Conacry em Angola, Djigui Camara, com quem falou durante cerca de uma hora sobre os últimos desenvolvimentos da cooperação entre os dois países.
Djigui Camara disse que falou ao Vice-Presidente sobre a necessidade de Angola e a Guiné Conacry dinamizarem a cooperação política e económica para o bem-estar das populações.
O embaixador guineense disse que aquele país africano elegeu como sectores prioritários para a cooperação o mineiro, financeiro, técnico, da formação e infra-estruturas. Na segunda-feira, a República Checa manifestou apoio a Angola na candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2015-2016.
A garantia foi dada pelo seu director-geral da Divisão dos Países Não Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Ivan Jancarek pediu, em Apia, capital da Samoa do Pacício, numa audiência com o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, o apoio de Angola na candidatura do seu país no próximo ano a um lugar no Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), dos mais importantes das Nações Unidas, que reúne 54 membros eleitos pela Assembleia-Geral por períodos de três anos.
O secretário de Estado das Relações Exteriores também discutiu com o vice-primeiro ministro das Ilhas Salomão aspectos sobre a candidatura de Angola a membro não-permanente das Nações Unidas, para o período 2015-2016.
JA