AUGUSTO CAMPOS | LUANDA: Anselmo Ralph e Yuri da Cunha foram distinguidos nas categorias de melhor artista lusófono do ano e melhor colaboração, durante os prémios MTV África Music Awards, edição 2014, realizada em Durban, África do Sul. Anselmo Ralph não esteve presente na cerimónia de anúncio e entrega de prémios, por razões desconhecidas, mas Yuri da Cunha representou o país e mereceu grande destaque dos organizadores e da imprensa.
A edição 2014 dos MTV África Music Awards teve lugar no Centro de Convenções Internacional de Durban (ICC Arena) e foi assistida pelo vice-presidente da MTV, Trey Songz, e pelo director da MTV Networks África, Alex Okasi.
A cerimónia contou ainda com performances de artistas como Yuri da Cunha, Miguel, Trey Songz, Flavour N'abania, o francês Montana, Tiwa Savage, Davido, Mafikizolo, Uhuru, Oskido, Professor, Diamante Platnumz, Phyno, Sauti Sol, Sarkodie, Ice Príncipe, As Setas, Khuli Chana, Dr. SID, Fally Ipupa, Michael Lowman, Don Jazzy, DJ Relógio, Beatenberg, DJ Kent, Big Nuz, Toofan, D'Banj, DJ Vigi, DJ Tira, DJ Buckz e Burna Menino.
Além dos artistas angolanos, a organização tinha na lista de candidatos aos prémios músicos de outros países africanos de língua portuguesa, como a moçambicana Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas.
Yuri da Cunha nasceu no Sumbe (Cuanza Sul). Começou a cantar em 1994. Venceu o Top Rádio Luanda com a música “Makumba” (2004). Com o disco “Kuma Kwa Kié” conquistou os prémios de melhor disco do ano, produção, semba e kizomba, do Top Rádio Luanda. Tem editados os CD "É tudo amor”, “Kandengue atrevido”, “Yuri da Cunha canta Artur Nunes” e “Eu”.
Anselmo Ralph nasceu em Luanda e é uma das principais vozes da música angolana na actualidade, com destaque para o r&b, soul e kizomba. Tem quatro álbuns de estúdio: “Histórias de Amor”, “As últimas histórias de Amor”, “O Cupido” e “A Dor Do Cupido”, gravados pela L&S Produções.