quinta-feira, 3 de abril de 2014

BARCOS TÁXIS PARA LUANDA ESTÃO PRONTOS


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA: Na capital angolana, Luanda, o trânsito faz parte do dia-a-dia das pessoas que se deslocam para o trabalho. Mas agora uma empresa vai iniciar o transporte de passageiros por barco da periferia até ao centro da cidade, demorando até seis vezes menos tempo do que a viagem por estrada. 

Uma combinação de muitos carros, transportes públicos insuficientes e más estradas contribuem para a tarefa penosa das pessoas que todos os dias se deslocam para o trabalho. 

Pode levar horas para se viajar poucos quilómetros e os ânimos muitas vezes exaltam-se no calor da confusão do trânsito. 

"O trânsito aqui é muito complicado", queixa-se um residente que acrescenta que com "este calor e sem ar condicionado é um stress total". 

"O trânsito em Luanda é impossível, não dá para as pessoas andarem", refere uma residente e adianta que consome "muito tempo". 

Cansaço permanente 

Aqueles que moram nos recém construídos subúrbios, são obrigados a sair de casa todos os dias por volta das cinco da manhã ou arriscarem a passar três horas em filas até chegarem ao centro da cidade. 

Os trabalhadores raramente chegam a casa antes das 8 da noite, só conseguem ver os filhos e amigos ao fim-de-semana e estão permanentemente cansados e irritados. 

Mas há esperança para as pessoas que se deslocam para o trabalho e para as suas famílias. 

A empresa Fast Sea Transport, Transportes Marítimos Rápidos, é uma nova companhia de barcos-táxi sedeada no Futungo em Luanda-Sul e que disponibiliza viagens para o centro da cidade e para Sonils, onde a maioria das petrolíferas estão baseadas. 

São cerca de 25 quilómetros que de barco demoram apenas 35 minutos, bastante menos do que as 3 horas por estrada. 

Alternativa A correspondente da BBC em Luanda, Louise Redvers, enfrentou ela própria o trânsito para ir até ao Futungo encontrar-se com o gestor cubano da empresa de barcos-táxi, Ernesto Arenas. 

"Neste momento temos seis barcos de 24 passageiros, uma autonomia de combustível de 550 litros, para uma travessia de 16 viagens diárias", avança Ernesto Arenas. 

Conduzindo a repórter da BBC por uma viagem de barco, Arenas explica como o mar da costa de Luanda é muito calmo e perfeito para este tipo de serviço. 

"Quase sempre no período da manhã até ao meio-dia o mar está calmo, só no período da tarde é que começa a ficar um pouco diferente, mas nada que impeça as viagens", conclui. 

De volta a terra firme, a o gestor de operações da companhia em Angola, Manuel da Costa, explica porque é que a idéia de barcos-taxi é apelativa para os angolanos. 

"Por causa dos engarrafamentos, para recompensar as pessoas que acordam muito cedo e evitar acidentes de carro, assaltos. "Este serviço ajuda as pessoas a terem uma vida saudável e descansarem mais, por isso chegam ao trabalho mais tranquilas sem estarem stressadas", refere Manuel da Costa. 

Transportes públicos? 

Contudo os bilhetes não são baratos e custam entre os 15 a 30 dólares, este não é o típico sistema de transportes públicos e é dirigido à indústria petrolífera e outras grandes empresas. 

O angolano Bruno Rodrigues que trabalha para uma empresa petrolífera vive em Luanda Sul e sabe pessoalmente quão más são as viagens diárias para o trabalho. Ele acha que o dinheiro dos barcos-taxi é bem gasto. 

"Este serviço traz enormes benefícios, menos custos, melhor qualidade de vida, é uma grande vantagem", diz. 

A empresa Fast Sea Transport espera lançar o serviço dos barcos-táxi nas próximas semanas, numa tentativa de ajudar os angolanos a baterem o trânsito.