segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MANUEL VICENTE EM WASHINGTON, EUA


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 03 Julho 2014: O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, participa hoje em Washington num almoço organizado pela Câmara de Comércio Angola-EUA (USACC, na sigla em inglês).
Membros do Executivo, da Administração Obama, da Câmara de Comércio, diplomatas e representantes de empresas petrolíferas que operam em Angola estão presentes no almoço  O Vice-Presidente da República está em Washington para participar amanhã e quarta-feira, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, na Cimeira EUA e África, que decorre sob o lema “Investir na próxima geração" e é uma iniciativa da Administração norte-americana para discutir os investimentos e o comércio em África e sobretudo o compromisso com a paz e segurança no continente africano.
O programa da delegação angolana à Cimeira, tornado público pela Direcção América do Ministério das Relações Exteriores, informa que o Vice-Presidente da República, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, é recebido hoje no Congresso dos Estados Unidos pelo presidente do subcomité sobre Assuntos Africanos do Comité de Relações Estrangeiras, senador Chris Coons, e tem conversações com os congressistas.
O programa destaca para amanhã a participação do Vice-Presidente da República no Fórum de Negócios Estados Unidos e África, organizado pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos e a Bloomberg Philantropies, destinado a encorajar as empresas norte-americanas a investir em África e vice-versa, e estimular os países a criarem postos de trabalho nos mercados norte-americanos e africanos.
O Fórum, no qual são oradores principais o Presidente Barack Obama, o ex-presidente da câmara de Nova Iorque e presidente da Bloomberg Philantropies, Michael Bloomberg, e vários líderes empresariais de África e dos EUA, deve ainda discutir formas de assistência americana aos investidores e exportadores através de agências como o Banco Americano de Exportação e Importação (EximBank) e a Corporação de Investimento Privado Ultramarino (OPIC).

Contactos frutuosos

Os convites para o acontecimento abrangem cerca de 200 empresários africanos e dos Estados Unidos. O programa do MIREX também dá ênfase à participação do Vice-Presidente da República, ao final da tarde de amanhã, num jantar de gala na Casa Branca, a ser oferecido pelo Presidente Obama aos líderes das delegações dos Estados africanos que participam na Cimeira. A Cimeira é antecedida da realização de vários fóruns. O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, participou, de 30 de Julho a 1 de Agosto, em Chicago, no Fórum sobre Transportes.
Neste encontro foram convidados os ministros do sector da África do Sul, Argélia, Etiópia e Nigéria, que a par de Angola já anunciaram os seus planos para expandir e actualizar as infra-estruturas de transportes ferroviários e de aviação.
O evento permitiu à comitiva angolana estabelecer e reforçar contactos com responsáveis e especialistas dos sectores de aviação e ferroviário dos Estados Unidos e ainda com vários fornecedores de equipamentos e serviços.
O ministro das Finanças, que também está nos Estados Unidos, participou, de 1 a 3 deste mês, em Washington, no terceiro Fórum de Comércio entre o Banco Mundial  e a Sociedade Africana do Fundo Monetário Internacional, que visou criar uma plataforma para o sector privado africano e estabelecer contactos e relações comerciais vantajosas com os homólogos norte-americanos.
A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, e a presidente da Agência Nacional para o Investimento Privado, Maria Luísa Abrantes, representam Angola no Fórum da Sociedade Civil, que decorre hoje em Washington.
Os principais objectivos do Fórum referem-se a salvaguardar o espaço cívico para estimular o empreendedorismo social e aproveitar a experiência dos cidadãos e da sociedade civil para resolver os principais desafios actuais e que vai envolver um conjunto de sessões temáticas de trabalho sobre o comércio e investimentos, governação e transparência, assuntos laborais. Está ainda prevista uma mesa redonda com líderes africanos, tendo como moderador o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
Com o Vice-Presidente da República encontram-se na cidade de Washington os ministros das Relações Exteriores, Transportes, Finanças, Petróleos, Energia e Águas e do Comércio e funcionários da Presidência da República e do Gabinete do Vice-Presidente da República.

JA