Partilha Nossa Página no Facebook Henrique Artes na Escola escola Alda Lara em Luanda ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Henrique Artes na Escola escola Alda Lara em Luanda



O Colectivo Henrique Artes, vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2013, encerra a temporada de teatro deste ano com a exibição no domingo do espectáculo “Passageira 640”, às 20h00, no anfiteatro da escola Alda Lara, em Luanda.



“Passageira 640” tem como pano de fundo a violência domestica, onde o drama vive-se entre Virgínia e Francisco, numa relação onde os ciúmes e a desconfiança cria ressentimento entre o casal.


A peça, tenta mostrar durante 40 minutos, as principais sequelas nos filhos e a própria estrutura familiar vivendo um drama social terrível.  A ideia é alertar para que os casais possam no momento certo saber resolver de forma sensata e consensual os problemas conjugais. 

Depois do regresso aos palcos com a exibição da peça de teatro “Côncavo e Convexo”, nos dias 30 e 31 de Julho, um ano depois de ter encerrado as suas actividades, o director do grupo, Flávio Ferrão, disse ontem ao Jornal de Angola, que o Henrique Artes tinha suspendido toda a sua actividade cénica devida à falta de uma sala que estivesse sob sua gestão. 

O gupo Henrique Artes está, a partir do mês de Julho, a gerir e exibir as peças no Anfiteatro da Escola Alda Lara, dispondo agora de um espaço condigno para as suas encenações. Com um calendário de actividades preenchido até ao final do ano, o grupo passou a trabalhar por temporadas, de forma a garantir uma melhor preparação dos actores e permitir que estes atingissem melhores resultados na interpretação e encenação. 

No período em que o Colectivo Henrique Artes não estiver a exibir peças, o Anfiteatro da Escola Alda Lara cedeu o espaço ao grupo Amazonas Teatro. Esse convénio, destacou, permitiu uma melhor rentabilidade do recinto. “O balanço foi positivo e tivemos todos finais de semana espectáculos do grupo e também do convidado.”

Desde Julho até o corrente mês, explicou, terem sido realizado 27 espectáculos e participação na Mostra de Teatro dos Países de Língua Portuguesa, inserida na 8ª Semana Cultural da China, realizado de 25 a 29 de Outubro, deste ano, em Macau, a convite do Instituto Português do Oriente (IPor) com a peça a “Passageira 640”.

Para o próximo ano, disse, está em foco várias acções no sentido de elevar a qualidade das obras apresentadas e continuar a contribuir para o crescimento teatro angolano como já e tem sido responsabilidade do grupo, contribuindo para um teatro de qualidade. 

Ajudar a fomentar o teatro nas escolas é um dos requisitos exigidos pela direcção do Instituto Médio Politécnico Alda Lara, por forma a dinamizar as artes dramáticas entre os estudantes. 
A iniciativa do Colectivo Henrique Artes tem o apoio da Direcção Provincial da Educação, do Colégio Henriques, dos órgãos de comunicação social e de empresas estatais e privadas. A companhia de teatro Henrique Artes foi fundada a 26 de Outubro de 2000 por estudantes do ensino pré-universitário. A peça de teatro “Hotel Komarka”, que já foi exibida em mais de dez províncias e na 20.ª edição do Festival de Teatro de Mindelo (MINDELACT), em Cabo Verde, é uma das suas principais referências.

Tag: Henrique artes, Grupo Zulu Luanda, angola teatro, Teatro Luanda Angolana.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES