Partilha Nossa Página no Facebook Petro vence rival de Luanda na consagração do campeão 1.º de Agosto ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 5 de novembro de 2016

Petro vence rival de Luanda na consagração do campeão 1.º de Agosto



O Petro de Luanda venceu hoje o eterno rival 1.º de Agosto por 1-0, na última jornada do campeonato nacional angolano de futebol, mas com os ‘militares' a festejarem a conquista do 10.º título.

O 1.º de Agosto já tinha garantido matematicamente o título de campeão do ‘Girabola' na jornada anterior e ao Petro de Luanda restava, na ronda 30, a defesa da honra, já que não vencia os ‘militares' desde 2014, mas também confirmar o segundo lugar.

Valeu o golo marcado de cabeça pelo brasileiro Tiago Azulão, aos 34 minutos, para permitir aos adeptos ‘petrolíferos’ festejarem fortemente, no final da partida, a vitória sobre o rival de Luanda, apesar de o Petro fechar o ‘Girabola' com 64 pontos, a dois do campeão 1.º de Agosto.

No final do jogo, que decorreu no Estádio 11 de Novembro, a entrega da taça de campeão de 2016 foi feita pelo ministro da Defesa Nacional, general João Lourenço.

"Foi pena não termos vencido o jogo de hoje. Hoje, deveríamos ter convencido, lamentavelmente não foi possível", disse o ministro, adepto dos ‘militares'.

Esta partida representou a despedida do futebol angolano de Gelson, que parte para Lisboa, onde vai representar o Sporting. O jovem avançado marcou 23 dos 61 golos do 1.º de Agosto, tornando-se o maior goleador da temporada.

"Vou bastante confiante, é mais um desafio na minha vida. Vou continuar a trabalhar", disse Gelson, aos jornalistas, afirmando que ainda não tem data para viajar para Portugal.

A equipa campeã perde outras das figuras principais, Ary Papel, segundo melhor marcador do 'Girabola', com 13 golos em 2016, que confirmou no final do jogo que "tudo aponta" para que se transfira para o futebol tunisino em 2017.

Também na tarde de hoje, o Recreativo do Libolo, campeão do ‘Girabola' em 2014 e 2015, ainda esperava chegar ao segundo lugar na edição de 2016.

Contudo, além da vitória do Petro de Luanda, a equipa de Libolo acabou por perder no Lubango, com o Desportivo da Huíla, por 2-1.

A formação treinada pelo português João Paulo Costa ainda esteve a vencer na primeira parte, mas os ‘militares' do sul deram a volta ao marcador na segunda metade.

O Recreativo do Libolo, que venceu a Supertaça angolana no início da época, disputa ainda a 11 de novembro, em Luanda, a final da Taça de Angola, frente ao Progresso do Sambizanga.

Nos últimos lugares, o histórico ASA recebeu e venceu em Luanda o 04 de Abril, do Cuando Cubango, por 2-0. Com este resultado, os ‘aviadores' garantiram, na última jornada, a permanência no ‘Girabola', enquanto o 04 de Abril acompanha o Porcelana FC, do Cuanza Norte, e o 1.º de Maio, de Benguela, para a ‘Segundona’ na próxima época.

Por oposição, sobem ao ‘Girabola' o Bravos do Maquis, do Moxico, que regressa depois da despromoção na época anterior, o Santa Rita de Cássia, do Uíge, e o JGM do Huambo.

Resultados da 30.ª jornada:

- Sexta-feira, 03 nov:

Kabuscorp do Palanca - Progresso da Lunda Sul, 0-2.

- Sábado, 05 out:

Porcelana FC- Sagrada Esperança, 0-3.

Desportivo da Huíla - Recreativo do Libolo, 2-1.

1.º de Maio - Recreativo da Caála, 3-2.

Interclube - Académica do Lobito, 1-2.

Petro de Luanda - 1.º de Agosto, 1-0.

Progresso do Sambizanga - Benfica de Luanda, 2-3.

ASA - 04 de Abril, 2-0.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 66 pontos.

2. Petro de Luanda, 64.

3. Recreativo do Libolo, 60.

4. Kabuscorp do Palanca, 46.

5. Benfica de Luanda, 44.

6. Progresso da Lunda Sul, 41.

7. Interclube, 41.

8. Progresso do Sambizanga, 39.

9. Sagrada Esperança, 37.

10. Desportivo da Huíla, 36.

11. Recreativo da Caála, 34.

12. Académica do Lobito, 34.

13. ASA, 33.

14. 04 de Abril, 30.

15. 1.º de Maio, 29.

16. Porcelana FC, 18.


SAPO


PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

DIVULGA-TE AQUI...

DIVULGA-TE AQUI...

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES