Partilha Nossa Página no Facebook IGREJA TOCÓISTA: LIDERA AFONSO NUNES DESCONTENTE ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 16 de julho de 2015

IGREJA TOCÓISTA: LIDERA AFONSO NUNES DESCONTENTE



------
AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 15 Julho 2015:
DR/JA

O bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoista”, Afonso Nunes, contestou ontem o reconhecimento de três lideranças dentro da sua igreja.

Afonso Nunes, que falava durante o encontro com os deputados da 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, disse que o reconhecimento o entristece, porque não entende as razões que levaram o Estado em 1992 a legalizar três líderes de uma mesma igreja e doutrina. Segundo o bispo, a reunificação com as lideranças e membros das duas alas foi feita ao longo dos anos, mas há necessidade de o Estado corrigir esta situação. 
Apesar deste constrangimento, o líder da Igreja Tocoista afirmou ter boas relações com o Executivo, de quem recebe apoio institucional e teve ajuda financeira para construção do templo da sua igreja. Em relação à questão das lideranças, o presidente da 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Francisco de Castro Maria, disse entender que a falha existente decorreu do contexto político da altura, mas garantiu o apoio da Comissão para a correcção da situação. “É preciso reconhecer apenas uma única igreja, porque não faz sentido ter uma igreja subdividida em três grupos com o mesmo nome, simbologia e que defendem a mesma doutrina”, sublinhou o deputado, falando no final da deslocação. 
A igreja, fundada a 25 de Julho de 1949 pelo profeta angolano Simão Gonçalves Toco, está construída 
numa vasta área, que integra igualmente um complexo escolar, onde são ministradas aulas do ensino primário e secundário, um Instituto Superior Politécnico, cujas aulas começam  no próximo ano lectivo, e uma rádio, que é inaugurada hoje. A estação radiofónica emite há cinco meses  em regime experimental. 
Além destas estruturas, a Igreja Tocoista, que afirma ter um milhão de fiéis, dispõe de 22 paróquias em Luanda, uma escola de formação profissional no Cazenga, postos médicos na capital e em algumas províncias e pretende construir uma clínica, para prestação de serviços de saúde.  
Para o presidente da 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Francisco de Castro Maria, as acções sociais que a Igreja Tocoísta desenvolve mostram a grandeza desta confissão religiosa e a sua preocupação com o bem-estar do cidadão. A magnitude e imponência das estruturas impressionaram os deputados durante a visita. “Como parlamentares, vamos continuar a dar o nosso apoio naquilo que nos compete, estreitar os laços de cooperação do ponto de vista institucional, para que a igreja continue a dar o seu contributo na área da educação, na mudança de mentalidades, no resgate dos valores morais e cívicos e na expansão da palavra de Deus”, disse.
A 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, que trata de matérias sobre Educação, Cultura, Assuntos Religiosos e Comunicação Social, visita hoje a Arquidiocese de Luanda.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES