Partilha Nossa Página no Facebook CIÊNCIA: EUROPA NÃO CABERIA NO PLANETA PLUTÃO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 20 de julho de 2015

CIÊNCIA: EUROPA NÃO CABERIA NO PLANETA PLUTÃO



AUGUSTO CAMPOS  LUANDA, 20 Julho 2015:

Com a missão Novos Horizontes da NASA, um dos mais misteriosos planetas está a tornar-se mais conhecido. A sonda, que viajava no espaço desde 2006, aproximou-se de Plutão na passada terça-feira e desde aí a agência espacial norte-americana tem estado a divulgar fotografias e “detalhes” enviados pela New Horizons.
Plutão tem 2370 quilómetros de diâmetro equatorial, percorrê-lo de uma ponta à outra seria como, por exemplo (mais ou menos em linha reta), ir de Lisboa, passando por Praga, até à fronteira da República Checa com a Polónia.
Ainda se sabe muito pouco para além da medida do diâmetro equatorial e da altitude do monte mais elevado desta massa de rocha e gelo, ou da fuga de nitrogénio na atmosfera de Plutão e das camadas de gelo nos polos, todavia, a informação obtida em 48h (o envio mais detalhado começou na madrugada de quarta-feira) é algo “inacreditável”. Os cientistas nunca “imaginaram conseguir obter este tipo de dados tão cedo”.
Também as quatro luas de Plutão - Caronte, Hidra, Nix, Estige, Cérbero - estão a ser observadas mais de perto, em especial Caronte, aquela que se encontra mais próxima do planeta e que tem praticamente metade do seu diâmetro, ou seja, 1208 quilómetros.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES